Entenda como se proteger dos efeitos nocivos da luz emitida pelos aparelhos eletrônicos
A luz é a matéria-prima da visão, no entanto, também pode causar grandes prejuízos para os olhos caso a pessoa se exponha sem proteção. Isso acontece pois, apesar de enxergarmos a luz em geral na cor branca ou amarela, esse é o resultado de uma combinação de cores, os chamados espectros da luz – e nem todos eles fazem bem à saúde, como a luz azul.
A luz se divide em espectros visíveis e não visíveis. A mais perigosa é a luz ultravioleta, que não é visível, mas pode causar doenças sérias, como catarata e câncer de pele. Já o espectro das luzes visíveis é composto por 7 cores. Entre as luzes benéficas estão vermelha, laranja, amarela, verde e azul-turquesa, sendo esta última responsável por importantes funções no ciclo de sono e no ciclo hormonal dos seres humanos.
Mas existe também a luz azul-violeta, responsável por causar doenças como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), que é uma das principais causas de cegueira no mundo. Embora esteja presente na luz natural, a luz azul-violeta é emitida principalmente pelas telas de aparelhos eletrônicos como smartphones, tablets e televisões.

Seus efeitos nocivos se manifestam com o tempo e pioram quanto maior for a exposição. Isso acontece porque, devido ao tamanho de seu comprimento de onda, essa luz é percebida diretamente pela parte de trás dos olhos, onde está localizada a mácula, uma área muito sensível à recepção de luz e que controla a visão central. As células dessa região não se renovam, por isso sua degeneração pode gerar cegueira irreversível. O ideal nestes casos é realizar o diagnóstico o mais rapidamente possível para que o tratamento consiga desacelerar a lesão.
Entre os efeitos da luz azul-violeta perceptíveis a curto-prazo estão a fadiga e o stress visual, que afetam principalmente quem passa muito tempo na frente de telas, como pessoas que trabalham utilizando computadores.
Para aproveitar a tecnologia sem riscos à saúde, o ideal é utilizar lentes oculares como as lentes ZEISS Digital, que contém um filtro bloqueador de luz azul, garantindo também a redução de sintomas como ardência nos olhos e dores de cabeça, típicos da fadiga ocular.